Um projeto externo de iluminação proporciona uma ótima funcionalidade para uma casa, no entanto, é possível fazer muito mais.

O elemento estético aqui nessa situação também necessita de atenção, especialmente, quando falarmos em deixar uma área externa mais linda à noite com luzes.

Para isso é necessário trabalhar elementos como porta de entrada, gramado ou mesmo na separação de áreas. Dado isso, é importante saber como fazer a iluminação de chão com uma luminária embutida para ser capaz de proporcionar uma harmonia e beleza, bem como toques curingas. 

Então, aprenda a seguir como fazer uso da luminária embutida da melhor forma possível para sua iluminação de chão.

Boa leitura!

Antes de tudo, as vantagens e desvantagens da luminária embutida

As luminárias embutidas possuem designs contemporâneos e eficientes, ou seja, toda a iluminação da lâmpada se manifesta bem no espaço em que a lâmpada se encontra.

No caso de iluminação focada, uma luminária embutida também se mostra muito interessante, pois ela tem o foco fechado (efeito lanterna).

Em outras palavras, uma luminária embutida atua muito bem situações em que é necessário destacar espaços, itens decorativos, locais de trabalhos, etc.

No entanto, um ponto negativo da luminária embutida é que ela não é capaz de gerar uma iluminação tão uniforme e com vasto ângulo de abertura como um plafon, logo, uma luminária embutida não consegue iluminar muito bem ambientes muito espaçosos.

Por isso, é interessante unir tanto uma luminária embutida quanto um plafon para ser capaz de fazer uso das características positivas das duas.

Dicas para fazer a iluminação de chão com uma luminária embutida

Agora saiba alguns truques para você ser capaz de usar todo o potencial de uma luminária embutida para sua iluminação de chão.

1. Tenha atenção com o número de pontos de luz

Tenha em mente que a iluminação de chão tem que proporcionar conforto para aqueles que regularmente passarão próxima dela. Não apenas isso, a iluminação de chão tem que destacar os detalhes e produzir uma sensação de comodidade e bem-estar, por isso a iluminação de chão precisa ser pontual.

Por isso, de forma alguma faça muito uso da iluminação de chão, pois isso será excessivo, bem como isso é capaz de trazer desconforto em alguns casos para seus vizinhos.

Então, quais locais devem receber os pontos de luz?

Bem, uma luminária embutida vai ficar bem em lugares como:

  • Decks
  • Entradas
  • Quintais
  • Piscinas
  • Corredores e trajetos

2. Esteja atento a lâmpada adequada

É necessário escolher uma lâmpada que não esquente tanto, pois quando há iluminação de chão é possível que a lâmpada fique próxima das plantas e, claro, não desejamos que as folhagens delas sofram dano.

Dado isso, é recomendado lâmpadas de LED, porque garantem segurança para as plantas, animas e crianças, já que dificilmente vão queimar um objeto próximo elas.

3. Atenção na escolha do local

As luminárias de chão são perfeitas para garantir luz para regiões próximas de mesas e corredores.

Inclusive, caso você deseja destacar uma parede, luminárias de chã amareladas são uma escolha interessante, já que são ótimas para essa tarefa. Bem como é interessante posicionar as luminárias de chão para gerar certas sombras e contrastes com o ambiente.

4. Não se esqueça que as cores proporcionam visuais únicos

Se você deseja uma iluminação de chão bem única você pode fazer usa das cores. No entanto, é necessário fazer isso com um certo controle.

Assim, caso você deseja uma atmosfera mais calma para o ambiente, optar por tons verdes é interessante.

Ao passo que para certificar que haja segurança é indispensável que a fiação desse plano de decoração se encontre bem disposta, abaixo do solo e em conduítes.

Nesse contexto, é fundamental cumprir as instruções de segurança da potência das lâmpadas e jamais colocar em prática gambiarras, porque a fiação se encontra exposta as condições climáticas.

Por fim, o que você achou deste artigo? Comente abaixo, compartilhe conosco sua opinião e dê uma olhada em uma luminária embutida que recomendamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.