dormir de luz acesa

Cada pessoa tem a sua mania, seus gostos e com certeza suas preferências. Mas algo que realmente divide famílias e casais é quando o assunto é dormir de luz acesa.

Algumas pessoas realmente não conseguem ficar sem uma fonte de luz durante o período da noite, e só o pensamento de que tudo está escuro traz uma certa ansiedade. 

Seja por conta de um trauma, ou mesmo por um hábito, você sempre terá alguém que prefere ter uma lâmpada ou abajur por perto.

Mas a pergunta que fica é: dormir de luz acesa faz mal?

Hoje, nós da Decorlaser estamos aqui exatamente para tirar esta dúvida e indicações soluções interessantes.

Vamos conferir?

Dormir de luz acesa faz mal?

Primeiramente é importante dizer que a luz acesa pode ter uma interpretação realmente ampla.

Por exemplo, utilizar uma luz fraca, mais amarelada e de exposição indireta, vai fazer pouca ou nenhuma diferença na qualidade do seu sono.

Agora, uma lâmpada de led iluminando diretamente seu rosto provavelmente vai ser um problema, e provavelmente você nem vai conseguir dormir.

Algumas pesquisas recentes mostram que dormir com a luz acesa diretamente para seu rosto pode aumentar o risco de obesidade. Mas é fato conhecido que isto também prejudica sua noite de sono.

Então, de uma forma geral, a luz acesa na hora de dormir acaba causando os seguintes problemas:

  • Depressão;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Bipolaridade…

Mas por que isto acontece?

O principal problema de dormir com a luz acesa acaba sendo exatamente interferir nos ciclos circadianos do nosso corpo. Para explicar melhor, é importante entender que nosso corpo funciona em ciclos de produção de hormônios em períodos de 24 horas.

Então, grande parte desta orientação de horários é influenciada pela luz do dia. Ou seja, quando o sol começa a se pôr, o horizonte e tudo recebem uma luz de cor mais amarela, laranja e vermelha.

Isto indica que o momento que o corpo precisa se preparar para dormir. E assim, inicia-se o ciclo de produção da melatonina no corpo, que é o hormônio do sono. Quanto mais melatonina, mais sono.

E quando você dorme, vários outros ciclos se iniciam de maneira automática, mas só mesmo quando você dorme. Por isso, mesmo que você passe a noite em claro, mas durma uma boa parte da tarde, não se sentirá muito bem.

Então, acaba sendo crucial respeitar os horários o máximo possível, para que seu corpo não desenvolva problemas. E a luz muito forte no momento errado indica ao seu corpo que ainda é dia, sendo realmente problemático.

Como resolver o problema?

Para não ter problema, e também não ficar no escuro, é sempre interessante contar com uma opção de iluminação fraca e indireta, como por exemplo um abajur.

Mas também é interessante procurar por uma fonte de iluminação de coloração mais amarelada ou até mesmo laranja e vermelha. Também sendo algo suave e indireto.

Para conferir todas as nossas opções de abajur para facilitar o seu sono, clique aqui.

Então por hoje é isso, esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre dormir de luz acesa. Qualquer outra é só perguntar para nós.

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