Já se pegou contemplando um dia de céu limpo, azul, e sentiu-se feliz? Ali é a cor azul agindo sobre seu ser.

A cromoterapia é uma terapia milenar, utilizada desde a antiguidade por gregos, indianos e outras culturas, para o tratamento de doenças. Foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como técnica e terapia complementar, a partir de 1976 e já é então utilizada por clínicas e hospitais. Um bom exemplo é o tratamento de bebês prematuros e a aplicação da cor violeta no desenvolvimento dos pequenos.

A cromoterapia é um tratamento que, por meio de cores, busca estabelecer equilíbrio e harmonia entre mente, corpo e emoções. Baseado nas cores do arco-íris e mais a cor rosa, cada cor tem sua função e vibração de energia, causando efeitos calmantes e de cura.

Vamos conhecer um pouco mais?

Como é realizada a cromoterapia?

A cromoterapia pode ser realizada por aparelhos que emitem as luzes, como um abajur ou luminária, luzes de led coloridas e ter uma noite de sono tranquila. Também realizar banho de imersão, com luzes dentro de uma banheira. Colorizar a água e ingerir. Vários formatos para a realização, além de claro, clínicas e terapeutas especializados.

A aplicação pode ser a cor diretamente na pele ou somente ficar em contato, num ambiente fechado, deitada, sentada ou de pé, conforme for confortável. O tom de luz será indicado por um terapeuta e conforme a necessidade de cada paciente.

Através da frequência de luzes, conforme o tratamento necessitado, é utilizada a propriedade estimulante da cor, que incidirá na área distinta do cérebro e organismo, reestabelecendo o equilíbrio, a harmonia com corpo, mente e emoção.

Quais cores e sua função?

Cada cor emana um tipo de energia e sua vibração, para atuar no tratamento específico, e convenhamos, mal não faz deixar o ambiente numa cor que ainda por cima, trata algum mal. As cores praticadas na cromoterapia são:

Vermelho: cor da paixão, intensa e estimulante, indicada no tratamento da depressão e o desânimo. Ressalva para aplicar no quarto antes de dormir, pois pode estimular e deixar agitada, tirando o sono.

Laranja: cor da coragem, regeneradora e restauradora, auxilia na recuperação do emocional.  

Amarelo: cor viva, da inteligência, boa para estudos e estimula a criatividade, ajuda no raciocínio e afasta pensamentos obsessivos.

Verde: cor calmante, traz equilíbrio, tem a capacidade de melhorar condição física negativa e energia o corpo, podendo ser utilizada sem contraindicação.

Azul: cor da paciência e serenidade, tranquila corpo e mente, indicada para ajudar na qualidade do sono, insônia e estresse.

 Anil: cor do equilíbrio das energias e intuição, contribui na limpeza e purificação de ambientes.

Violeta: cor espiritual e mística, auxilia no desequilíbrio emocional. Em casa, limpa e isola os ambientes da má vibração.

Rosa: cor do amor, afeto e união, indicada no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Tratamento de doenças

A cromoterapia é utilizada durante as sessões de quimioterapia nas cores azul, violeta ou verde e minimizar os efeitos colaterais.

Em outros tratamentos como ansiedade, asma, cansaço, dor de cabeça e garganta:

Tomar banho de luzes nas cores verde e azul para acalmar ou auxiliar no sono.

Beber água colorizada de azul para a dor de cabeça.

Tudo para que o bem estar, equilíbrio e bons pensamentos fluirem e melhorar a rotina do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.