Nos dias de hoje, planejar como ficará a disposição dos móveis e iluminação faz-se fundamental. Ainda, não somente a luz artificial, como também o bom uso da iluminação natural adequada ao perfil do morador e dos móveis, acrescentar um charme a mais aos espaços, transformando ambientes.

A iluminação correta pode destacar espaço ou objetos, fazer do quarto mais aconchegante, uma mesa de jantar sofisticada, enfim, pode criar variações e efeitos. Por isso, a importância da iluminação no projeto de interiores faz-se necessária.

A luz natural no projeto, sendo bem utilizada, pode significar economia na conta de luz e sustentabilidade

O desenho de iluminação

Chamado também de lighting design, o desenho de iluminação é a área que se dedica à aplicação da luz mais agradável possível, com cada ambiente sendo pensado e ajustado. A luz pode prejudicar ou valorizar a experiência no ambiente, peça sempre ajuda de um profissional.

Mas não somente em projetos de casa ou escritório, é necessário o projeto, mas também em festas, casamento, e outros eventos é importante pensar na iluminação.

A proposta deve contemplar entrada da luz natural, distribuir bem as luzes artificiais e dispositivos de iluminação como led ou luminárias, para proporcionar o que se espera.

O impacto e cores no ambiente com a iluminação

Sim, a iluminação correta transmite a impressão do seu negócio ou casa, e deve estar alinhada com a pintura, sempre lembrando a importância da iluminação de interiores.

O tipo de lâmpada pode mudar a cor de um cômodo, causar sensação emocional ou visual. Uma iluminação quente, amarelada, dá sensação de relaxamento e aconchego, enquanto que a iluminação fria, branca, realça detalhes.

Importante também que o projeto esteja em concordância com o indivíduo, cultura e o que ele busca para o seu ambiente, a opinião do proprietário é fundamental, para que tenha sua personalidade.

Para o ambiente de jantar, uma iluminação mais intimista, dará todo o charme a esta composição.

O uso de led ao redor da TV, confere um ambiente extrovertido. Pontos de luz azul no quarto, por uma luminária, auxilia no sono. Enfim, são infinitas possibilidades.

E também não somente para valorizar a decoração, deve-se promover o uso inteligente da luz natural e o tipo de lâmpada, como as de led, poderá representar uma economia de 80% no consumo de energia. Combinar a luz natural com espelhos e entrada pelas janelas, posicionando corretamente, terá uma experiência promissora.

Influência da iluminação no projeto de interiores

Além de tudo que citamos até agora, outros fatores devem ser considerados no projeto:

  • Espaço: o primeiro ponto a ser considerado, todo o projeto será conforme o espaço disponível, localização de janelas, limitação de cada ambiente e tamanho;
  • Praticidade: no caso de escritório ou casa, cada cômodo tem sua função, e requer um tipo de iluminação diferenciada porém prática, já que será utilizada com maior frequência;
  • Sustentabilidade: aliada a tecnologias avançadas e luz natural, não somente economizará energia como estará cuidando do meio ambiente;
  • Gostos pessoais: a preferência e gosto de cada um é o que fará o projeto ficar perfeito, pois cada indivíduo tem seu gosto e cultura, podendo integrar tecnologia, sustentabilidade, gosto pessoal e olhar técnico.

Chegamos a conclusão de que um projeto bem estruturado, pintura, decoração e disposição de cada móvel, aliado o gosto do cliente é fundamental para ter sucesso no projeto, afinal, de nada adianta somente a influencia de quem projeta não refletir na experiência de quem contratou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.