Sabia que existem peças decorativas para iluminar ambientes? É muito importante pensar na decoração, no ambiente, e aliar com a iluminação decorativa. Além de decorar, pode auxiliar na iluminação de todo o ambiente, deixando mais confortável os olhos. Pode usar para destacar uma obra de arte, algum objeto ou aquele espaço especial.

Há várias opções tais como lustres, pendentes, fita de led, luminárias, abajures e pendentes. Cada um contribuirá para o clima desejado ou trazer um problema caso não seja bem planejado.

Como compor uma iluminação decorativa?

Conforme já falamos, há muitas opções, desde o mais simples ao mais sofisticado, vai depender do estilo da casa, dos móveis, luz natural e do gosto de cada um.

Lustres

Para instalação de um lustre, primeiramente deve verificar altura e tamanho do ambiente, pois num ambiente pequeno, o lustre não deve ser muito grande, para não passar a impressão de que é menor ainda ou atrapalhar no dia a dia.

Rasgos de luz

Tendência de mercado, são integrados ao gesso, e combinam com ambientes mais cleans. Esse tipo pode ser aplicado em todos os cômodos, como banheiro até cozinha, pois é bem econômico. Pode ser feito de fita de led.

Fitas de led

Pode ser usada em vários ambientes, são de fácil aplicação, baixo consumo e não esquentam. Também podem ser luz branca, amarela ou colorida, dando um efeito todo especial. Possui controle para selecionar uma cor, sua intensidade, ou brincar com as variações, fazendo piscar todas as cores.

Lâmpada de led

As lâmpadas de led são mais econômicas, possuem vida longa e podem ser bem versáteis, e também são sustentáveis, não emitem gases ou substâncias tóxicas que prejudicam o meio ambiente, sendo recicláveis.

De várias tonalidades e cores, muito ou pouco brilho, cada ambiente pode ter o tom que ele requer, intimista, aconchegante, bem iluminado. Também variam de formato e tamanho, podendo utilizar em abajur ou lustre.

Abajur

Queridinho como peça decorativa, fica bem com todos os estilos. Retro, clássico ou contemporâneo, aliados a outros itens de decoração ou sozinhos, pode encher de charme, mas não deve ser o único ponto de iluminação do ambiente, somente complementar e embelezar.

Arandela

Presas à parede, sugerem um ambiente mais romântico, já que a luz é suave e indireta. Podem ser utilizados em escadas, varandas, corredores e também nos quartos, auxiliando na leitura. São diversos os formatos e tamanhos, para combinar com cada ambiente que será utilizado.

Como iluminar cada ambiente?

Cada ambiente precisa de um tipo de iluminação. A unidade usada para fazer o cálculo de iluminância adequada para um ambiente é o “lux”. Abaixo algumas dicas:

Banheiro: sempre tenha em mente que todo o ambiente precisa estar, obrigatoriamente, sempre bem iluminado. O destaque deve ficar no espelho, podendo aplicar fita de led ao redor. Não coloque em destaque o vaso, afinal, não quem estiver ali não quer destaque. A dica é utilizar plafon, e o ideal é 300 luxes.

Cozinha: utilizar a luz natural em conjunto com a luz artificial. Opte por vários pontos, para que toda a cozinha esteja iluminada, com o uso de spot por exemplo. Também como dica, iluminar os armários e uma iluminação em cima do fogão, para clarear quem está utilizando-o. Para cozinhas integradas à sala, utilize a iluminação sobre a bancada, se houver.

Sala: aqui vai muito do gosto pessoal, das cores das paredes e composição dos móveis, pois é um ambiente onde se buscar relaxar, assistir TV, receber amigos. Pode utilizar iluminação no gesso ou sanca, que iluminará todo o ambiente, utilizando tons quentes. Alie também uma iluminação indireta, como um abajur ou led ao redor da TV.

Quartos: aqui precisa ser bem pensado em cada quarto, por exemplo, no de criança, pode criar um ambiente colorido, com fitas de led e projeto para o teto. Já no quarto do casal, a sugestão é luzes indiretas, como arandelas. A temperatura das luzes deve ser em tom quente, para que seja o mais aconchegante sem interferir no sono.

Depois dessas dicas, dá vontade de reformular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.